O Desafio das Listas - Inlfuências 09/05

9 de maio de 2011

Pela primeira vez na história, o Peripécias nas Entrelinhas tem a honra de participar de uma brincadeira da blogosfera.
O Desafio das Listas, proposto pelo Blosque, chegou ao meu conhecimento por uma amiga de nome lindo que fiz, justamente, na blogosfera.
Já que sou uma pessoa desocupada que adora brincadeiras, topei o desafio!
Então vamo que vamo!
Só explicando para os leitores do blog, a partir de hoje tentarei fazer um post por dia, criando listas a respeito dos temas propostos para cada dia.

Minhas listas conterão no mínimo três tópicos e no máximo cinco. Essa é a única regra que me impus.

O primeiro tema:
“Blogueiros que influenciaram ou inspiraram você”

Se me permitem, falarei dos BLOGS que mais me influenciaram ou inspiraram, citando, obviamente, os respectivos blogueiros.
Fiz um blog pela primeira vez com 15 anos. Não tinha nome nem nada, era só um diário que surgiu com a modinha dos blogs e virou fumaça, assim como toda modinha.
Depois de alguns anos afastada da blogosfera, passei por momentos bastante difíceis e acabei encontrando na escrita uma fuga da tristeza. Jogava as palavras num caderninho e me sentia melhor.
Um dia esse caderninho acabou.
Foi mais ou menos nessa época que surgiu o primeiro Blog da minha lista de hoje:


Meu grande amigo Tyler criou um blog. Na época ele não era exatamente um grande amigo, mas era uma pessoa por quem eu tinha grande apreço. Confesso que entrei no blog dele pela primeira vez para vasculhar descobrir se ele estava bem, como andava se sentindo (É segredo, hein! Não contem pra ele). Não esperava me apaixonar completamente...pelos textos, no caso.
Foi me baseando nesse blog que criei o Peripécias. Não nos textos em si, porque eu nunca escrevi um quinto do que o Tyler escreve, mas na ideia de ter uma página virtual. A princípio, apenas um espaço para textos depressivos e, muitas vezes, ruins, mas que, com o tempo, tomou outro formato.
Descobri que também conseguia escrever (e gostava!) quando estava imensamente feliz.
Assim, os textos foram ganhando outro tom e atraindo poucos e fieis leitores como o próprio Tyler, que me indicou o segundo blog dessa lista.


Um autor misterioso, engraçado, intenso e genial. Inúmeras foram as vezes que rolei de rir e chorei de soluçar diante de textos de Rob Gordon.
Quando conheci o Champ, ele já tinha muitos seguidores. Tinha vergonha de comentar nos textos, que sempre me pareceram impressionantes, então lia quietinha, anônima.
Mais que uma influência, o Champ sempre foi um modelo pra mim. Foi lendo o Champ que comecei a levar o blog a sério, a pensar e repensar meus textos, a querer leitores, comentários. Foi lendo o Champ que entrei de vez na blogosfera.
E foi pelo Champ que conheci o terceiro blog dessa lista.


Não é pro Rob Gordon se achar não, mas eu estaria mentindo se não colocasse os dois blogs dele aqui.
O Chronicles nunca teve tantos comentários ou seguidores quanto o Champ-Vinyl, mas gosto mais dele. É mais intenso, visceral. Me atrevi a comentar em poucos textos, simplesmente porque, muitas vezes, não tinha o que comentar. Sempre termino de ler os posts e penso: "CARACA...tipo...UAU!" Como tenho vergonha de comentar algo tão babaca, fico quietinha. E leio, e choro, e rio, e sinto aperto no peito...e, bom, aguardo ansiosamente o lançamento do Anônimos e Urbanos 2, já que o primeiro - uma compilação dos melhores textos do blog, com alguns inéditos - foi um sucesso.

Mudando um pouco de assunto, sempre fiz amigos com facilidade. Mesmo! E conheci grandes amigos na faculdade, entre eles alguns professores. A minha segunda mãe Uma das professoras, a Solange, um dia disse na sala de aula que a filhinha dela tinha um blog. Eu já estava gostando da blogosfera e decidi conferir se a menina escrevia tão bem quanto a mãe pintava...porque, convenhamos, a opinião dela era meio suspeita. Foi assim que conheci o quarto blog da lista:


"Como assim ela escreve bem desse jeito? É mais nova que eu! Eu nunca conseguiria escrever bem assim!" - Esse foi o primeiro pensamento que me veio à cabeça quando li os textos do Carnavalize. É claro que idade, nesse caso, não é documento, ainda que pudesse ser uma ótima justificativa para a altíssima qualidade dos textos do Rob Gordon (perco o amigo mas não perco a piada Mode: on), mas realmente me surpreendi. Os textos da Julia me impulsionavam a escrever, me inspiravam. Mas aí ela foi pra África do Sul e parou de postar com frequência. Acontece, sei bem como é, o Tyler fez a mesma coisa quando foi pra Espanha. Neste ano tive o prazer de conhecê-la, finalmente. E de pedir pra que ela voltasse a postar pelamordedeus.
Deu certo!


O quinto blog da lista eu conheci por causa do meu blog, o que o torna bastante especial. Um dia,num dos textos mais intensos que já escrevi, a Marina fez um comentário que me puxou para o blog dela. Virei fã. Textos lindos que se completam com as imagens que acompanham cada postagem.
Além do nome da autora, né? Tudo de muito bom gosto.

Poderia ainda citar outros blogs maravilhosos que sigo e leio com frequência, mas a ideia era citar as grandes influências para o Peripécias, e esse primeiro desafio foi cumprido. E nem foi lá muito difícil.
Até amanhã.

3 pitacos:

Tyler Bazz disse...

Eu sou escritor. Não só blogueiro, escritor. Quero escrever romances, publicar livros e tudo mais.

Mas ler que eu influenciei tanto uma das pessoas que eu mais admiro e gosto no mundo a escrever... tenho certeza que é melhor que qualquer Nobel de Literatura! :~

E os outros blogs da lista são muito bons também! \o/

E o nomes de vocês duas é muito lindo, mesmo.

Jullia A. disse...

Cara, é a primeira vez que alguém cita meu blog,(que tem 4 leitores, thanks very much)Que super honra, mas eu sou só uma pivete, mesmo. Quando eu crescer eu vou escrever que nem voce e os citados da lista. (:

Marina disse...

A amiga do nome lindo agradece os elogios e aproveita pra afirmar que seu nome também é lindo. Haha!

Agora falando sério, quando vi meu blog ali eu fiz um "ooownnn!" tão alto que veio gente aqui perguntar o que era. Obrigada.

A propósito, vou tentar fazer minhas listas. Esses dias não estão cooperando, sabe como é...

Beijos, Ma!