Quem disse que cabelo não sente?

24 de fevereiro de 2012

Algumas coisas são difíceis de encontrar: trevos de quatro folhas, dinheiro esquecido no bolso da calça, entrevistador do IBOPE...
Já outras são tão difíceis, mas tão difíceis, que quando a gente encontra não abandona nunca.
Uma cabeleireira de confiança, por exemplo.
Dizem que o cabelo é a moldura do rosto. Na boa, todo mundo sabe que um quadro lindo pode ser estragado por uma moldura brega.
O lance é garantir pelo menos a moldura.
Até os 15 anos, eu ia ao cabeleireiro com a minha mãe.
Um dia, uma tia de uma amiga de uma vizinha da minha prima descobriu a Solange, uma moça que tinha um salãozinho em Itatiba.
Minha mãe decidiu conferir e descobriu que a moça era das boas. Durante um ano ela foi a nossa cabeleireira. Eu nunca ia ao salão sozinha e nem mudava o corte "mãe d'água" (como alguns amigos carinhosamente apelidaram quando viram minha foto do RG).
Um dia, no entanto, minha mãe tinha um compromisso e me deixou sozinha no salão, entregue às mãos e às tesouras da Solange.
Não tinha mais nenhuma cliente além de mim. Estávamos eu, ela, a Ju (assistente), e a manicure.
Sentei na cadeira e disse pra tirar 2 dedinhos. Ela pegou as tesouras, colocou umas presilhas no meu cabelo e começou a chorar.
É, não errei na hora de digitar não, ela não começou a cortar, começou a chorar.
Bom, a cortar também, o que me fez entrar em desespero junto com ela.
Ela chorava e cortava dois dedinhos, falava dos problemas pra assistente e repicava meu cabelo, soluçava e cortava mais cinco dedinhos. 
Eu me segurei firme na cadeira na esperança de que aquilo impedisse a ação da tesoura, mas não impediu.
Ela terminou, fez uma escova e foi ao banheiro pra lavar o rosto.
Eu me vi lá, parada, olhando boquiaberta pro espelho.
Meu cabelo estava lindo de morrer.
Depois disso ela me ganhou, é claro.
Lembro que uma vez eu cheguei ao salão com o cabelo preso e disse a ela que tinha vontade cortar curto. Ela perguntou, "Tem certeza?", eu disse que não sabia bem, sabe, talvez, mas que... Então ela pegou a tesoura, cortou fora o rabo-de-cavalo e disse, "Pronto, agora você tem certeza".
Doida?
Sim, doida de pedra!
Mas, pra variar, ela fez um corte incrível.
Com o tempo, a Solange passou a ser minha confidente, a amiga que dava pitaco nos meus namoros, que me receitava shampoos, cremes, roupas, religiões e remédios tarja preta, e o Solange's Fashion Hair virou um lugar pra relaxar e passar engraçadas tardes de sábado.
Faço visitas a ela a cada 3 meses pra dar uma retocada na juba e explico o que quero fazer de uma maneira que só ela, doida que é, consegue entender.
- Como você vai querer?
- Então... Eu gosto desse corte. Quero manter o corte, mas quero que as pessoas percebam que eu cortei o cabelo. Não é pra ficar curto, tá bonito assim, compridão. Dá uma repicada sem repicar muito, entendeu?
- Hum, você quer ficar diferente sem que eu mude o corte, diminua o comprimento ou repique mais, é isso?
- É.
- Deixa comigo!

E não é que ela consegue?

5 pitacos:

Carolina disse...

Só você mesmo pra fazer uma simples e rotineira ida ao salão virar uma aventura digna de ser contada! ahahaha Lindo corte por sinal,qualquer dia faço uma visitinha pra Solange!!

raylsonbruno disse...

HuahAJIajihu... Mulheres e salões de beleza realmente são um enigma... Tbm sempre corto com o mesmo carinha ali na galeria do rock, mas eu chego, dou bom dia, sento na cadeira e falo 'o de sempre'... ele corta, eu levanto, pago e vou embora... HuahuahuHAUH Adorei o texto e fiquei mto, mto, mto curioso pra ver a foto do RG. HAuhahuah

Natalia Máximo disse...

Acho que cortar o cabelo é um dos maiores dramas femininos, cara. Eu já tive dois cabeleireiros muito bons, mas eles sumiram da minha vida e foi foda. Até que encontrei o Juan, um argentino fofo e super simpático que faz mágica com a tesoura. E olha que meu cabelo é muito difícil, e ele acertou! Adorei a Solange =D

Anônimo disse...

"...você quer ficar diferente sem que eu mude o corte, diminua o comprimento ou repique mais, é isso?"

Perfeito, Má! Ainda, acho que é a síntese do quanto as mulheres são "claras" para certas coisas, aliás, só outra para entender mesmo, ou não...
;)
(sem machismo, hein!). Bjo

Peterson Quadros disse...

Li e fiquei aqui a remoer reminiscências... Lá pelos dez anos no salão da Renita com a mulher a perguntar para minha mãe “corte homenzinho?“.
Mas vamos ao texto em si... Cotidiano, bem escrito, envolvente, uma quase propaganda do Solange´s Fashion Hair.
Finalizando... é óbvio, um elogio ao seu cabelo em todos os aspectos... Formato, cores, combinação com os óculos e o sorriso... Enfim, Obrigado pelo texto, seja feliz e até mais...